sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Mês de agosto : data importante

Dia dos pais

A Origem do Dia dos Pais

Estados Unidos :


Talvez você não saiba como surgiu esta comemoração, mas tudo começou quando Em 1909 Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da Guerra Civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão de sua mãe, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Sonora, de Washington, queria um dia especial em homenagem ao pai, que viu sua mulher falecer dando a luz ao sexto filho, tendo que criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém; foi destemido e amável.


Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O Primeiro Dia dos Pais norte-americano então foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário de Dodd. A rosa foi escolhida como símbolo do evento. As vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas (brancas), aos falecidos.


Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais Nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro Domingo de Junho como o Dia dos Pais.

Brasil :


Já no Brasil, quem importou a data foi o publicitário Sylvio Bhering. Instituido no dia 14 de Agosto de 1953, período que coincidiu com o dia de São Joaquim, patriarca da família, atualmente é comemorado no 2º domingo do mês de agosto, sendo a data brasileira diferente da americana e européia.


No caso do Brasil o dia dos pais é comemorado em uma data variável. Praticamente todos os anos o dia dos pais acontece em um dia diferente mas sempre em um mesmo dia da semana. No ano de 2011 no Brasil o dia dos pais será comemorado em 14/08/2011. E isto vai acontecer porque existe uma determinação no Brasil para que o dia dos pais seja sempre comemorado no segundo domingo do mês de agosto. Como todos os anos o segundo domingo do mês de agosto cai em um dia diferente, sempre temos um dia diferente para o dia dos pais.


Veja o calendário do dia dos pais:


O Dia dos Pais 2011 será no dia 14 de agosto


O Dia dos Pais 2012 será no dia 12 de agosto

Nenhum comentário:

Postar um comentário