sexta-feira, 29 de junho de 2012




O 1ª de Julho é o “Dia da Vacina BCG”, indicada para prevenir não só as formas graves da tuberculose, mas também a tuberculose miliar e a meningite tuberculosa. O fato de existir uma data comemorativa para a vacina demonstra a importância dela para a Saúde Pública.


Desde a década de 50, com a introdução da isoniazida como terapêutica, houve enorme avanço no controle e tratamento da tuberculose. Mesmo assim, a doença continua sendo um sério problema de Saúde Pública, não só entre os países em desenvolvimento, mas também nos países desenvolvidos.

A imunidade natural contra a tuberculose é indiscutível e justifica o fato de a infecção tuberculosa, na maior parte das pessoas, ser localizada, sem a ocorrência da doença. Essa resistência natural na espécie humana é menor nos extremos de idade, isto é, nos muitos jovens ou muito velhos, e também na gravidez



Esta vacina é a única que imuniza tanto crianças quanto adultos.
O responsável pelas primeiras aplicações da BCG no Brasil foi Arlindo de Assis, em 1927 num trabalho em parceria com o pediatra Almir Madeira.