segunda-feira, 20 de junho de 2011

Festa Junina: Símbolos, Significados, Histórias



É de ciência de muitos que a Festa Junina é comemorada em Junho, mas nem sempre sabemos os significados dos símbolos desta festa que é tão tradicional para todos nós.O intuito deste artigo é justamente isso, para que vocês conheçam um pouco mais sobre os principais símbolos das festas juninas.

Fogueira: Representa proteção contra os maus espíritos, acredita-se purificar o local e sinal de agradecimentos aos santos.


Fogos de artifícios: Leva para longe os maus espíritos.


Quadrilha: Dança típica francesa, tem o significado de agradecimento aos santos juninos que são: Santo Antônio, São João e São Pedro.Aqui no Brasil a quadrilha ficou popular e atualmente é dançada ao ar livre.


• Casamento:
Acredita-se que o casamento simboliza uma homenagem a uma jovem francesa, que ficou grávida e foi obrigada a casar.


• Mastro:
Outro símbolo que está relacionado com a fé, o mastro está ligado aos cultos agrários, onde eram realizados agradecimentos à fecundação das sementes.


• Bandeirinhas:
No início das comemorações da Festa Junina os desenhos de santos ou frases religiosas eram lugar certo nas bandeirinhas, hoje vemos apenas cores nada mais.


• Pau de Sebo
:É um mastro untado de sebo com um prêmio no topo, para quem alcançar.


Lavagem do santo: Normalmente é feito antes da meia noite, a imagem é molhada num lago ou riacho com uma bacia d’agua, logo após banha-se as mãos, pés ou outra parte do corpo para buscar proteção divina.


Simpatias: Como de costume essa época do ano atrai muitas pessoas que acreditam e buscam simpatias, seja para trazer sorte no amor, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário