sexta-feira, 15 de abril de 2011

Dia Mundial da Terra

22 de abril

Este post é de autoria de Lunna Guedes que atualmente escreve no blog Teorias Impossíveis…
O Dia da Terra foi criado em 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição.


O Dia da Terra passou a ser festejado no dia 22 de abril e a partir de 1990 – outros países passaram a celebrar a data.



Sabe-se que a Terra tem em torno de 4,5 bilhões de anos e existem várias teorias para o “nascimento” do planeta. A teoria do Big Bang é apenas uma delas.


A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, tendo a Lua como seu único satélite natural. Conta com aproximadamente 510,3 milhões de km2 de área total, sendo que aproximadamente 97% é composto por água. A quantidade de água salgada é 30 vezes a de água doce, e 50% da água doce do planeta está situada no subsolo.


A atmosfera terrestre vai até cerca de 1.000 km de altura, sendo composta basicamente pelos seguintes gases: nitrogênio, oxigênio, argônio, além de outros gases.


O relevo da Terra é influenciado pela ação de vários agentes (vulcanismo), abalos sísmicos, ventos, chuvas, marés e claro pela ação do homem que é sem dúvida, o principal responsável pelo maior desgaste do sistema vegetativo natural.


As teorias da origem da vida na Terra são muitas, mas algumas evidências não podem ser esquecidas: as moléculas primitivas, encontradas na atmosfera, compõe aproximadamente 98% da matéria encontrada nos organismos de hoje. O gás oxigênio só foi formado depois que os organismos fotossintetizantes começaram suas atividades.


A população humana atual da Terra é de aproximadamente 6 bilhões de pessoas e a expectativa de vida é em média de 65 anos.


Para mantermos o equilíbrio do planeta é preciso consciência – afinal, a natureza é uma fonte de vida para este planeta, mas com as atitudes do homem não será eterna.


Ano após ano está aumentando o desequilibrio do planeta – as temperaturas sobem e descem de forma frenética – sabe-se por exemplo que em plena primavera, a Europa passava por um denso período de frio excessivo, tendo suas ruas cobertas por neve. O Brasil por exemplo enfrenta problemas com fortes chuvas, totalmente fora de época.


É preciso rever as atitudes diante da vida no planeta ou as conseqüências serão muito sérias. O desperdício constante de água, energia elétrica – o descaso com o solo que sofre com produtos químicos, radioativos, entre outros.


Ou seja, é preciso que cada um de nós Faça a sua Parte e isso pode ser bem simples: separe o seu lixo, não faça impressões desnecessárias, procure usar produtos biodegradáveis, não desperdice alimentos, não esqueça luzes acesas, não demore demais em seu banho, não deixe torneiras abertas sem necessidade, corrija eventuais vazamentos, tome cuidado com as fiações elétricas antigas, tenha uma área verde em sua casa, ainda que seja um simples vaso…

Nenhum comentário:

Postar um comentário