DIA DO CLIENTE
João Carlos S. Boiczuk Rego
Diz:
Todas as transformações que acontecem no mundo, acontecem primeiro na mente e no coração de alguém. Como diz o publicitário Nizan Guanaes: "Tudo o que fica pronto na vida foi construído antes, na alma".
Em Fevereiro de 2003, sonhei em criar um dia especial para homenagear o cliente: o Dia do Cliente.
Submeti minha idéia a políticos, empresários, lideranças empresariais, jornalistas, professores, publicitários, enfim, a um grande número de pessoas. Todos foram unânimes em considerar uma boa iniciativa.
Hoje, vejo meu sonho começar a transformar se em realidade, pois, na tarde de seis de agosto de 2003, foi votado e aprovado na Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul o Projeto de Lei 132/2003, de autoria do Deputado Luís Fernando Schimidt, que institui o Dia do Cliente como data oficial dentro do calendário de eventos do Estado do Rio Grande do Sul. É apenas 0) primeiro passo para fazer do Dia do Cliente uma data importante e forte dentro do calendário comercial.
Todos nós somos clientes de alguém e todos nós de pendemos de clientes para sobreviver. Ele é a única razão de ser da existência de empresas, profissões e de postos de trabalho. Sem cliente ninguém sobrevive. É justo, pois, homenageá-lo.
As diferenças entre clientes e consumidores :
No decorrer da criação do Dia do Cliente, houve uma certa confusão sobre o que é consumidor e o que é cliente. Muitos disseram: "Para que criar o Dia do Cliente se já existe o Dia do Consumidor?"Esclarecendo: de acordo com as definições do dicionário, consumidor é aquele que compra para seu próprio uso e não para revender. Já cliente é aquele que compra com o caráter da habitualidade a um mesmo fornecedor (para seu próprio uso ou para revender). É a figura do antigo freguês.
Só se constrói uma empresa sólida com clientes. É essa escolha habitual, a preferência e recomendação de um produto ou serviço, que faz uma empresa crescer.
A idéia é fazer do Dia do Cliente um dia de festa; um dia de grandes promoções no comércio, na indústria, nos prestadores de serviço, nos escritórios de profissionais liberais, enfim, em toda a economia, já que a data atinge a todos os segmentos.
Mas não basta apenas criar se uma data e oficializá-la através de uma Lei; esse é apenas o passo inicial. Para que se colham os frutos dessa iniciativa, agora é necessário o engajamento de todos. Para que o Dia do Cliente venha a se tomar uma data importante no calendário comercial, é fundamental a participação efetiva do Poder Público, das lideranças empresariais.
Além do Rio Grande do Sul, o Dia do Cliente também tem projeto em andamento no Estado do Rio de Janeiro, terá dentro de poucos dias no Estado do Paraná e já é Lei Municipal desde três de abril de 2003 em Santa Cruz do Rio Pardo em São Paulo, até onde sei, a primeira cidade do mundo a ter o Dia do Cliente.
Assim como todo o dia é o dia da mamãe, do papai, da criança, da mulher etc., o que não impede a existência de uma data para homenagens, todo o dia é o Dia do Cliente, mas agora ele também tem uma data especial.
João Carlos S. Boiczuk Rego, criador da iséia do Dia do Cliente, é palestrante e facilitador em programas de Treinamento Empresarial. Contato: (51) 3333-1080 / (51) 9176-9457. E-mail: novorhumo@terra.com.br
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